No dia 19 de Abril é comemorado o Dia Dos Povos Indígenas, mas há comemorações durante toda a semana, sobretudo nas tribos indígenas, onde são realizadas várias atividades nas escolas.
Lá são preparadas comidas típicas, como o Xixe que é feito de milho e também o caldo de cana, que primeiro é fermentado para depois ser consumido. Ademais, há atividades culturais como a dança do Guaxire, que contém um cântico de agradecimento à Nhande`ru, Nosso Deus, pela vida dos índios.
Os alunos são orientados a usar pintura natural e a vestir-se com trajes indígenas, além do incentivo de entoar cânticos na língua de cada etnia, estes ensinados pelo cacique ou pelos pais. Há também a prática de esportes tradicionais tais como arco e flecha e cabo de guerra e maratonas. E ainda o futebol.
Várias destas atividades são preparadas com antecedência a fim de serem apresentadas, no dia 19 de Abril, para as autoridades das cidades, como prefeitos, vereadores e deputados, para além dos representantes da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e SESAI (Secretaria Especial Da Saúde Indígena).
As demais pessoas deveriam compreender melhor que os povos indígenas possuem culturas diferenciadas e ainda é muito difícil seu acesso no ensino médio e ainda mais em universidades ou faculdades. As pessoas não indígenas pensam que o índio deve permanecer a viver de caça e pesca, contudo, em várias aldeias já não existem matas e rios que possam assegurar a sobrevivência por meio destas práticas. As condições precárias em várias aldeias têm levado crianças indígenas à mendigarem na rua e vários adultos ao alcoolismo. Ao ver esta situação, os não indígenas que vivem nas cidades julgam os índios, chamando-os de preguiçosos, vagabundos e etc.
Por isto, nesta data especial é necessário promover a conscientização acerca das reais condições dos povos indígenas e fomentar ações que visem trazer soluções tais como a oferta de cursos profissionalizantes e outras ações de qualificação para o mercado de trabalho.
É urgente que os povos indígenas não sejam lembrados somente em datas comemorativas ou em épocas de eleição, porque os índios tem capacidade de aprender e adentrar o mercado de trabalho e ao mesmo tempo manter aspectos centrais de suas culturas.
Portanto, dia de 21 de Abril é dia de celebração sim, mas também dia de resistência de toda a comunidade indígena no Brasil. Oremos por estes queridos e queridas do Senhor que tanto precisam do Seu e do nosso cuidado.
Ronaldo Arêvolo Guarani Kaiowá – Missão Indígena Itapeporã. Integrante da Equipe Nacional do SAF. (Leia um pouco mais sobre um pouco de sua história em: http://www.projetosombraeaguafresca.org.br/projeto/safin-indigena-tapepora/26
TRABALHANDO COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
TÍtulo: Povo da Terra- Povo de Deus
Para ler e aprender na Bíblia- Atos 17.23-24, 26
“pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas... De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.
Comentário: O texto apresenta Deus como o grande Deus da Vida que está presente em toda a natureza e se revela não somente nas igrejas. Podemos perceber sua presença e sua ação em tradições, cantos e na organização que as civilizações indígenas construíram ao longo de milhares de anos.
Aprendizagem Esperada: que as crianças e adolescentes aprendem a conhecer a história dos povos indígenas para que haja verdadeiro respeito por eles.
Preparo para o encontro:
• Leia cuidadosamente o texto bíblico
• Estude bem o roteiro com antecedência
• Estude o texto “Nossa cara de Índio” (presente ao final: apêndice)
• Prepare todo o material necessário
Recursos Necessários:
• Copia do texto “Nossa cara de Índio”
• Um mapa do Brasil (o maior possível)
Desenvolvimento:
1. Sensibilização: 5-8 minutos
• Acolha as crianças e ou adolescentes com muita alegria
• Explique que no encontro de hoje vocês vão aprender um pouco mais sobre a história dos povos indígenas. Para isso, vamos começar conversando sobre o que entendemos sobre a palavra indígena.
• O que é uma pessoa indígena? (Deixar as crianças falarem)
• Caso necessário, explique que: São nativos ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo, ou que após colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.
• Então explique que é importante conhecer a história dos Povos Indígenas no Brasil porque são os verdadeiros habitantes que têm suas origens no Brasil.
2. Buscar conhecimentos: 15-20 minutos
• Entregue o texto “Nossa Cara de Índio” e leia com as crianças e ou adolescentes. Procure fazer esta leitura da forma mais animada possível. Você pode ler com entusiasmo ou pedir que cada criança leia um quadro ou ainda escolher três ou quatro crianças para fazerem a leitura alternada.
• Após a leitura, peça que comentarem:
O que consideram importante na história?
Qual parte chamou mais atenção?
Que podemos aprender com as comunidades indígenas