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No dia 19 de Abril é comemorado o Dia Dos Povos Indígenas, mas há comemorações durante toda a semana, sobretudo nas tribos indígenas, onde são realizadas várias atividades nas escolas.

Lá são preparadas comidas típicas, como o Xixe que é feito de milho e também o caldo de cana, que primeiro é fermentado para depois ser consumido. Ademais, há atividades culturais como a dança do Guaxire, que contém um cântico de agradecimento à Nhande`ru, Nosso Deus, pela vida dos índios.

Os alunos são orientados a usar pintura natural e a vestir-se com trajes indígenas, além do incentivo de entoar cânticos na língua de cada etnia, estes ensinados pelo cacique ou pelos pais. Há também a prática de esportes tradicionais tais como arco e flecha e  cabo de guerra e maratonas. E ainda o futebol.

Várias destas atividades são preparadas com antecedência a fim de serem apresentadas, no dia 19 de Abril, para as autoridades das cidades, como prefeitos, vereadores e deputados, para além dos representantes da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e SESAI (Secretaria Especial  Da Saúde Indígena).

As demais pessoas deveriam compreender melhor que os povos indígenas possuem culturas diferenciadas e ainda é muito difícil seu acesso no ensino médio e ainda mais em universidades ou faculdades. As pessoas não indígenas pensam que o índio deve permanecer a viver de caça e pesca, contudo, em várias aldeias já não existem matas e rios que possam assegurar a sobrevivência por meio destas práticas. As condições precárias em várias aldeias têm levado crianças indígenas à mendigarem na rua e vários adultos ao alcoolismo. Ao ver esta situação, os não indígenas que vivem nas cidades julgam os índios, chamando-os de preguiçosos, vagabundos e etc.

Por isto, nesta data especial é necessário promover a conscientização acerca das reais condições dos povos indígenas e fomentar ações que visem trazer soluções tais como a oferta de cursos profissionalizantes e outras ações de qualificação para o mercado de trabalho.

É urgente que os povos indígenas não sejam lembrados somente em datas comemorativas ou em épocas de eleição, porque os índios tem capacidade de aprender e adentrar o mercado de trabalho e ao mesmo tempo manter aspectos centrais de suas culturas. 

Portanto, dia de 21 de Abril é dia de celebração sim, mas também dia de resistência de toda a comunidade indígena no Brasil. Oremos por estes queridos e queridas do Senhor que tanto precisam do Seu e do nosso cuidado.


Ronaldo Arêvolo Guarani Kaiowá – Missão Indígena Itapeporã. Integrante da Equipe Nacional do SAF. (Leia um pouco mais sobre um pouco de sua história em: http://www.projetosombraeaguafresca.org.br/projeto/safin-indigena-tapepora/26

TRABALHANDO COM AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

TÍtulo: Povo da Terra- Povo de Deus


Para ler e aprender na Bíblia- Atos 17.23-24, 26


“pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.  “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas... De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

Comentário: O texto apresenta Deus como o grande Deus da Vida que está presente em toda a natureza e se revela não somente nas igrejas. Podemos perceber sua presença e sua ação em tradições, cantos e na organização que as civilizações indígenas construíram ao longo de milhares de anos.

Aprendizagem Esperada: que as crianças e adolescentes aprendem a conhecer a história dos povos indígenas para que haja verdadeiro respeito por eles. 


Preparo para o encontro:

Leia cuidadosamente o texto bíblico

Estude bem o roteiro com antecedência

Estude o texto “Nossa cara de Índio” (presente ao final: apêndice)

Prepare todo o material necessário


Recursos Necessários:

Copia do texto “Nossa cara de Índio” 

Um mapa do Brasil (o maior possível) 


Desenvolvimento:


1. Sensibilização: 5-8 minutos 

Acolha as crianças e ou adolescentes com muita alegria

Explique que no encontro de hoje vocês vão aprender um pouco mais sobre a história dos povos indígenas. Para isso, vamos começar conversando sobre o que entendemos sobre a palavra indígena.

O que é uma pessoa indígena? (Deixar as crianças falarem)

Caso necessário, explique que: São nativos ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo, ou que após colonização, não se identificam com o povo que os coloniza. 

Então explique que é importante conhecer a história dos Povos Indígenas no Brasil porque são os verdadeiros habitantes que têm suas origens no Brasil. 


2. Buscar conhecimentos: 15-20 minutos 

Entregue o texto “Nossa Cara de Índio” e leia com as crianças e ou adolescentes. Procure fazer esta leitura da forma mais animada possível. Você pode ler com entusiasmo ou pedir que cada criança leia um quadro ou ainda escolher três ou quatro crianças para fazerem a leitura alternada.

Após a leitura, peça que comentarem:

O que consideram importante na história?

Qual parte chamou mais atenção?

Que podemos aprender com as comunidades indígenas 

3. Contextualização: 15-20 minutos

Explique: Muito bem, agora já conhecemos melhor a história das comunidades indígenas no Brasil e já sabemos da importância que essas comunidades têm no respeito pela natureza. Mas não podemos esquecer que no Brasil de hoje estas comunidades estão sendo injustiçadas e que vivem com muitas dificuldades. E nós, como estamos agindo? Este mês de abril tem uma data importante “Dia dos Povos Indígenas” – o que significa comemorar o dia dos povos indígenas?

Desafio: Vamos aprofundar mais sobre a história dos povos indígenas, aprender a respeitar suas culturas e fazer parte do grupo de pessoas que reconhecem seus direitos. 
*Vamos identificar uma comunidade indígena que fique mais perto de nós (pesquise na internet) e vamos aprender muitas coisas sobre esta comunidade.
*Vamos seguir o roteiro que está no final do nosso texto. 

*Para este desafio ficar bem legal, vamos nos organizar em 3 grupos. *Cada grupo fará sua pesquisa e vai preparar o resultado de uma forma bem criativa (desenhos, gravuras, objetos, etc.)

No próximo encontro nosso, faremos uma apresentação dos trabalhos dos grupos. 

HUM! Vai ficar tão bonito que vamos fotografar e enviar para o Equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca. Quem sabe isto pode até ser compartilhado com os outros projetos.

Vamos mostrar NOSSA CARA DE ÍNDIO!

Obs: para ajudar, seguem algumas informações extraídas dos sites.



Para Ampliar o conhecimento e ajudar as crianças e adolescentes nas pesquisas

1. Sites para pesquisa:
https://terrasindigenas.org.br/#pequisa
https://mirim.org

2. Algumas informações 

Quem são os povos indígenas no Brasil?

Existem mais de 250 povos indígenas no Brasil. 

São mais de 890 mil pessoas, falando mais de 150 línguas indígenas! 

Apesar de existir uma grande diversidade de culturas e línguas entre os povos indígenas no Brasil, à época da chegada dos colonizadores, essa diversidade era muito maior.

Vários estudos indicam que no século XVI havia entre 2 e 4 milhões  de índios, que pertenciam a mais de mil povos e falavam mais de mil línguas diferentes!

Durante milhares de anos, os povos que viviam no continente americano conviveram, compartilharam experiências e ideias, e estabeleceram relações de troca, criando um conjunto de características comuns.

Esse conjunto de características permite chamar ameríndios a todos os índios das Américas do Norte, Central e Sul. Eles são os povos originários das Américas e até hoje se relacionam e compartilham conhecimentos.

Uma outra característica que marca a história comum desses povos indígenas é a experiência de colonização, isto é, o impacto que as violentas ações dos colonizadores gerou nas suas vidas.

As consequências dessas violências foram a extinção de muitos povos, a diminuição no numero de pessoas, a perda de suas terras, o desrespeito e a desvalorização de suas culturas. Infelizmente, essa trágica experiencia foi vivida por muitos povos ameríndios. 

Onde estão?
Você sabia que há povos indígenas em quase todos os cantos do Brasil?

Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de terras indígenas. Existem hoje 699 terras indígenas no pais. 

Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas- exceto no Piauí. Mas os índios não vivem apenas nas terras indígenas. 

Há comunidades indígenas circulando por beiradões de rios, em cidades amazónicas e até em algumas capitais brasileiras.  Isso acontece principalmente porque, para o povos indígenas, os espaços em que se mora, planta, caça ou caminha vão além das fronteiras criadas pelo homem branco. E porque ninguém deixa de ser índio por estar em uma região considerada urbana, fora das fronteiras definidas para suas terras. 

Para os povo indígena, o lugar em que se vive não é apenas um cenário, é um território: um espaço totalmente conectado com um jeito tradicional de estar no mundo, conectado com suas culturas. Por isso, cada povo tem um jeito de explicar seus modos próprios de ocupar um território.   

Como vivem?
Os povos indígenas que vivem no Brasil apresentam semelhanças mas também são muitos diferentes entre si. 

Suas festas, jogos, brincadeiras, suas formas de ensinar e aprender, tudo isso pode variar muito. Existem diferentes mitos, rituais, pinturas, objetos, músicas e cantos!

Além disso, os povos indígenas constroem casas de diversos jeitos e moram em regiões com paisagens muito diferentes. A alimentação de cada grupo também varia muito. Alguns grupos só comem peixe, outros caçam vários tipos de animais, outros ainda criam gado e galinhas para comer. 
Apêndice: Texto Nossa Cara de Índio


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