Espaço do/a Educador/a

10 Passos para Começar um Projeto SAF

Os Dez Passos para iniciar um Projeto Sombra e Água Fresca


1. Organizar uma Equipe Local 

Procurem identificar pessoas nos ministérios da igreja e na comunidade, que se identifiquem com a proposta e que gostem de trabalhar com crianças e adolescentes. Essa equipe tem a responsabilidade de se reunir, estudar o material, planejar executar e avaliar juntos/as, afinal, não se faz nada sozinho/a. Lembrando que todas as pessoas que contribuírem o farão de forma voluntária. 


2. Oficializar na Clam 

É imprescindível que essa equipe busque o apoio do/a pastor/a e sua oficialização num Concílio Local ou Clam, para que o projeto tenha o "abraço" e a responsabilidade de toda a igreja 


3. Conhecer a realidade das crianças da comunidade (diagnóstico) 

Uma boa identificação da realidade local será de muita importância para elaboração e execução do projeto. Procurem reunir informações com as famílias, escolas, conselhos tutelares e de direitos, associações e principalmente as próprias crianças, sobre as maiores necessidades apresentadas e os potenciais disponíveis. 


4. Divulgar o Projeto e inscrever as crianças e adolescentes. 

Apresentar o projeto à comunidade, seja por carta ou cartazes e inscrever as crianças e adolescentes. Mas antes é importante elaborar alguns critérios para o atendimento: idade, situação econômica, local de moradia, por chegada? 


5. Planejar as ações 

Baseados nos recursos disponíveis: materiais (Com o quê fazer? Quais parcerias?), físicos (onde fazer?) e humanos (quem fará?), a equipe local deve propor as atividades (o quê e como oferecer? quais os dias de funcionamento?) Temos recomendado que funcione de 2 a 3 vezes por semana, em horário alternado à escola dos/as participantes. 


6. Encontrar periodicamente 

Após iniciadas as atividades, é importante que a equipe local se encontre, semanal ou quinzenalmente para oração, capacitação, planejamento e avaliação das ações, além de momentos para encontros com as famílias. 


7. Partilhar com a igreja local 

A equipe local deve apresentar à igreja, os frutos e dificuldades do projeto: pode se integrar com a Vigília anual que ocorre pela Criança e ter participações nos cultos e encontros da igreja. 


8. Participar de encontros regionais e distritais 

A equipe regional tem organizado encontros regionais e distritais de capacitação, onde a equipe local tem momentos de troca de experiência, capacitação e fortalecimento para a caminhada. 


9. Buscar integração na comunidade 

Além de contar com o apoio da igreja local, para oferecer um atendimento de qualidade às crianças, o projeto deve buscar parcerias com toda a comunidade, incluindo comerciantes, escolas, conselhos, associação de bairros e outros. 


10. Festejar 

Todo projeto também é convidado a celebrar de forma comunitária as etapas e conquistas ao longo do ano, integrando a igreja, escolas, voluntários/as, parceiros, famílias e as crianças e adolescentes. É o momento de dizer: "Até aqui nos ajudou o Senhor". 


Para baixar o folder com estes 10 passos, clique no Download. 

Download