Carregando

Noticias

FÉRIAS!!! Janeiro é mês de férias escolares, e muitos dos projetos também tiram esse tempo de recesso para se organizar e renovar as forças. Mas isso não significa que a criançada precisa ficar parada. Há muitas coisas divertidas para se fazer nesses dias livres. 

Nesse mês de janeiro, a Equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca dará, semanalmente, um sugestão de atividade para fazer com a garotada. Aproveite esse tempo para criar vínculos e boas amizades... E se divertir de montão!


sArDiNhA!


A brincadeira “sardinha” é um pouco como esconde-esconde, só que ao contrário: um esconde e todos procuram; quando um encontra quem está escondido, se esconde junto. 


Instruções:

Junte um grupo de crianças que queira se divertir. Escolha um espaço onde há muitos lugares para se esconder, e demarque os limites do recinto. Incentive as crianças à escolherem alguém que irá se esconder. Se limitando ao ambiente que foi determinado, peça que a criança escolhida encontre um esconderijo enquanto as outras, de olhos fechados, contam até 50. Logo em seguida, todo mundo sai para procurar. Quando uma das crianças encontrar a que está escondida, ela deverá se esconder junto, sem avisar ninguém e de forma discreta para que não a vejam. Assim também devem fazer as demais crianças que forem encontrando as que estão escondidas. O espaço vai ficar pequeno, e as crianças terão que se “espremer” como numa latinha de sardinha para continuarem escondidas daquelas que ainda estão procurando. A brincadeira termina quando a última criança encontrar todas as outras que estão, agora, escondidas. Repita a brincadeira quantas vezes as crianças quiserem, e aproveite para entrar na “dança” também.  


Objetivo:

A brincadeira tem como finalidade reunir a garotada para se divertir. No entanto, se pode aproveitar a oportunidade para se trabalhar conceitos como persistência e união. Para as crianças que estiverem procurando, a persistência é essencial, principalmente para aquelas que demorem um pouco mais para encontrar quem se escondeu. Nem sempre os objetivos estão nos lugares mais esperados; nem sempre são alcançados de forma rápida e simples. Já para as crianças que forem encontrando a que está escondida, elas precisarão trabalhar em equipe. Não é o suficiente simplesmente se esconder; elas precisam garantir que todas que estão no esconderijo estejam “invisíveis”, e também em silêncio.  


Compartilhar: