Carregando

Noticias

Um maravilhoso presente!


A Orquestra Sinfônica da Policia Militar de Minas Gerais  presenteou o  Projeto Sombra e Água Fresca,  mantido pela Fundação Metodista   no  bairro Liberdade – MG,  com a realização de um concerto exclusivo  para nossas crianças e adolescentes! 

O sábado, dia 6 de abril, amanheceu chuvoso,  mas um  ônibus especial  transportava do bairro Liberdade para o centro de Belo Horizonte  um numeroso grupo de crianças, adolescentes e educadores ansiosos pelo que viria: assistir uma apresentação especial  da Orquestra Sinfônica da Policia Militar de Minas Gerais  preparada especialmente para eles!


“A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais  é considerada a  única orquestra militar da América Latina e uma das mais antigas do Estado.  Criada em  1948,  vem sendo desde  sua primeira apresentação, ocorrida em março de 1949,  referência de cultura,  de tradição e entrega à música orquestral, desempenhando assim  um  importante papel de transformação social e dedicação ao povo mineiro.” 


Sorridentes e curiosas as crianças e adolescentes, ao adentrarem o local do concerto, se aproximaram dos músicos e tiveram a oportunidade  de observá-los  afinando   seus instrumentos  e expressando  a  ansiedade que antecede uma apresentação musical desse gênero.  


Entre a apresentação  de uma música e outra sob a regência do Sub Tenente  Charles Pinheiro Amaral,  foi feita  uma apresentação  geral  dos diferentes  instrumentos que compõem uma orquestra e uma  breve demonstrações dos  sons emitidos por cada um deles.  A curiosidade da plateia  era intensa, a atenção focada e os aplausos muito  calorosos.


Após essa apresentação, sob a batuta do regente  titular da orquestra,  Capitão Antônio Vicente Soares, todos se deliciaram com as emocionantes e lindas  músicas apresentadas, e com um outro momento também muito especial:  nosso educando Matheus Rodrigues que aniversariava na data, teve o incentivo do Maestro Soares para “reger” a orquestra que o homenageou  tocando  o “Parabéns pra você.” 


Encerrando  o evento, e  para  surpresa dos componentes da excepcional orquestra  que nos acolheu,    os educandos e educandas do Projeto Sombra e Água Fresca Liberdade executaram duas canções com  flautas, teclado e percussão, sendo calorosamente aplaudidos e incentivados . 


Realizados os devidos agradecimentos e homenagens aos  componentes da orquestra, todos  foram presenteados  com ímãs e folders do Projeto SAF. Os músicos  por sua vez  deram às crianças a  oportunidade de  manusear os diversos instrumentos e se aventurar na emissão de seus sons.


 Este foi um dia inesquecível na vida de todos nós! Especialmente  na vida daquelas crianças e adolescentes que nunca haviam tido a oportunidade de assistir  o concerto de uma Orquestra Sinfônica. Fotos e filmagens pipocaram durante todo o evento

Relatou: Dulce Leia Balmant – educadora musical

Compartilhar: