Carregando

Noticias

No dia 05 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente com vistas a promover o cuidado e a preservação de tudo o que Deus criou.
Neste sentido, os desafios parecerem agigantar-se frente à capacidade individual e coletiva dos governos das nações de agirem com boa vontade e eficiência para diminuírem a devastação ambiental em várias frentes.
A visão cristã utilitarista do meio ambiente também produz apatia no meio dos fiéis, ao enfatizar quase que exclusivamente a propagação das boas novas para a raça humana, esquecendo-se que Jesus reconciliou em si mesmo, toda a criação com Deus.
Em um texto intitulado “Meio Ambiente; o que eu tenho a ver com isto?” Érica Peixoto lista ao menos sete razões que explicitam o dever de todo o cristão em cuidar do planeta. Leia o texto reproduzido abaixo e sinta-se desafiado(a) a ser um cuidador em tempo integral do meio ambiente:

     Em primeiro lugar, você deve se comprometer com o meio ambiente porque foi Deus que o criou! A Bíblia começa com a seguinte afirmação: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1). Deus planejou e criou todas as coisas com muito zelo, criatividade e perfeição. Se você ama a Deus também deve amar aquilo que Ele criou! A preocupação com o meio ambiente demonstra pra Deus que você o valoriza, que você o reconhece como o criador e dono de todas as coisas. Quem é o dono da terra? A Bíblia nos responde em Salmos 24:1-2: “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios”. Se você crê em Deus e crê que Ele criou os céus e a terra, você deve se importar em preservar a natureza!
     Em segundo lugar, você deve se comprometer com o meio ambiente porque a natureza reflete a bondade/glória de Deus! Em Romanos 1:20 está escrito: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”. Quando destruo a natureza, também destruo um pouquinho da manifestação da glória de Deus. Salmos 19:1 diz: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”.
     Em terceiro lugar, porque Deus se utiliza da natureza para ajudar os Seus filhos e filhas ao passo que ela funciona como parceira de proclamação do caráter de Deus. Em inúmeros exemplos bíblicos, Deus se utiliza da natureza para ajudar, suprir, exortar ou incentivar o homem. James Jones, em seu livro “Jesus e a Terra”, constata também a preciosa função da natureza ao anunciar as boas-novas. Assim ele escreve: “As aves do céu são evangelistas que cantam as boas novas da providência de Deus para nós na terra: ‘Se ele nos alimenta, alimentará você também’. Deus é a fonte da suficiência sustentável; a humanidade é um obstáculo a ela e não acredita nela. As aves, por sua própria existência, desafiam nossas dúvidas e despertam nossa fé na generosidade da provisão de Deus”.
     Em quarto lugar, você deve se comprometer com o meio ambiente porque Deus se importa com toda a criação! Deus se importa com a natureza, Deus continua cuidando e se preocupando com a natureza. Mateus 6:26a diz: “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta”.  Salmos 65:9-10 diz: “Tu visitas a terra, e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe preparas o trigo, quando assim a tens preparada. Enches de água os seus sulcos; tu lhe aplanas as leivas; tu a amoleces com a muita chuva; abençoas as suas novidades”. O Salmo que mais revela a preocupação de Deus com a criação é, sem dúvida, o Salmo 104! Ele fala da preocupação de Deus com o sustento e moradia dos animais, a abundância das árvores que Ele plantou, etc.
     Em quinto lugar, porque Deus nos deu a responsabilidade de guardá-lo e cuidar dele. Desde o Éden, Deus confiou a guarda e o cuidado da natureza nas mãos do homem. Quanto privilégio! Quanta responsabilidade! A ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8:19).
     Em sexto lugar, porque não temos o direito de privar as presentes e futuras gerações de usufruírem das bênçãos naturais que Deus ofereceu para todos os seres humanos. Não tenho o direito de esgotar os recursos naturais como se eles tivessem sido dados apenas para a minha geração. Pensar no amanhã. Pensar no outro. Pensar no meu irmão e se importar com a situação dele. Que mundo nossos filhos e netos herdarão? Eles serão capazes de usufruir as bênçãos de um ar limpo? Sustentabilidade. Responsabilidade. Compromisso. Todos os filhos de Deus deveriam se preocupar com isso.
     Em sétimo lugar, porque Deus nos ensina por meio dos animais e das plantas. A Bíblia usa muitas comparações entre nós e os animais e os vegetais. Ela é rica nessas comparações com o intuito de nos fazer mais conscientes de nossas características. Através dessas comparações, somos capazes de perceber o que Deus está nos mostrando em relação ao nosso agir e ao nosso pensar. Deus nos dá grandes lições por meio da natureza. Os animais e as plantas são, por diversas vezes, utilizados como exemplos para que possamos aperfeiçoar algumas áreas da nossa vida. Deus quer aperfeiçoar o nosso caráter. Os exemplos se multiplicam: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio”. Pv 6:6. “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”. Is 40:31. “Como leão rugidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre”. “Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce”. Sl 103:15.
     A pergunta que todo cristão deve responder no seu íntimo nessa hora é esta: Somos dignos de confiança na mordomia dos nossos recursos?

Para trabalhar com as crianças e adolescentes:

O texto acima pode ser trabalhado de diversas formas com as crianças e adolescentes. Sugerimos a sua leitura com todos os educandos dos projetos e, em seguida, pode-se utilizar perguntas para fomentar o agrupamento das ideias e a problematização. Abaixo há alguns exemplos:

  • Quem criou o mundo? E quando Deus o criou o que ele achou? (Gn 1:31)
  • O que a natureza revela? Quando eu destruo a natureza, o que também estou destruindo?
  • De que forma Deus utiliza a natureza para ajudar seus filhos e filhas?
  • Como Deus se importa com a natureza?
  • Se nós não cuidarmos do planeta, o que acontecerá no futuro?
  • O que Deus nos ensina por meio dos animais e das plantas?
  • De que forma posso cuidar do meio ambiente?

 

Sugestão de dinâmica:

O que pensamos e sentimos em relação ao ambiente

Objetivos: promover a revelação de informações ou características ainda não conhecidas acerca dos membros do grupo, bem como integrar e proporcionar um melhor conhecimento sobre o meio ambiente.  
Material: cartelas previamente elaboradas, contendo uma pergunta (conforme lista de sugestões a seguir, outras a critério do facilitador ou levantadas pelo próprio grupo).  
Desenvolvimento:
a.Elaborar cartelas, previamente, contendo uma pergunta em cada.
b.Formar um círculo com os participantes, todos no chão, e colocar as cartelas no centro, com as perguntas viradas para baixo.
c.Explicar que cada cartela tem uma pergunta no verso.
d.Solicitar um voluntário e orientá-lo a pegar uma cartela e responder a pergunta que está nela.
e.Logo após, mais um voluntário, e mais outro, até que todos tenham participado.
 (Salientar que não há respostas certas ou erradas e que a intenção é somente proporcionar uma reflexão sobre as perguntas da dinâmica)

Sugestões de perguntas:

1. O que você faz para poupar água?
2. O que você pode fazer para poupar energia elétrica?
3. O que você pode fazer para diminuir a produção de lixo?
4. O que você faz para colaborar com o meio ambiente?
5. O que você mais gosta na natureza?
6. Você se considera parte da natureza? Por quê?
7. Qual a importância da água?
8. Qual a importância da terra?
9. Qual é o maior problema ambiental, para você?
10. A pobreza é um problema ambiental? Por quê?
11. A superpopulação é um problema ambiental? Por quê?
12. O que você pensa sobre pássaros em gaiolas?
13. O que você pensa sobre o consumismo?
14. Como você se sente quando vê pessoas com más posturas ambientais?
15. Qual o lugar que você mais gosta de estar? Por quê?
16. Para você, quais as diferenças entre viver em um ambiente urbano (cidade) e um ambiente rural (campo)?
17. Para você, por quê é tão difícil mudar hábitos e atitudes?
18. Você acha que a escola colabora com o meio ambiente?
19. O que você traz de lanche para a escola?
20. Você se preocupa com o meio ambiente? Por quê?

 

Sugestões de atividades para a semana do meio ambiente:

  • Construir brinquedos com embalagens vazias e limpas.
  • Organizar “mercados de pulga” onde as crianças podem trocar seus brinquedos e assim elas abrem mão daquele que não estão achando mais graça e ganham um brinquedo que foi usado por outra criança, mas que é super novo e interessante para elas!
  • Organizar uma feira para troca de materiais escolares, pois aquele livro que o nosso filho não usa mais pode servir bem para uma criança mais nova. E aqueles cadernos e livros que já não dá mais para usar, estes a gente manda para a reciclagem
  • Apreciar a natureza: organizar atividades do Dia da Terra é uma maneira de revelar um mundo novo de descobertas. Uma boa ideia é passar um fim de tarde na praça ou no parque para os pequenos observarem os pássaros, os insetos, as plantas e as flores em seu habitat natural. A natureza oferece os melhores exemplos em tempo real Por isso, durante o passeio procure explicar sobre a interdependência da flora e da fauna, e como os animais dependem do equilíbrio do meio ambiente para se reproduzir e sobreviver. Por exemplo, no Dia Internacional da Terra, fale sobre a relação da abelha com as flores na feitura do mel, ou do papel das árvores na manutenção da biodiversidade do planeta. A ocasião é perfeita para complementar o aprendizado das crianças.
  • Ação para conscientizar: Uma outra boa atividade para o Dia Mundial da Terra é organizar uma ação em prol do meio ambiente. Que tal reunir seus pequenos – e por que não os amiguinhos e os vizinhos também - para recolher o lixo de uma praça ou parque? Além de conscientizar, essa atividade para o Dia da Terra permite despertar uma relação de respeito e harmonia com a natureza. Ao recolher o lixo de um espaço público, a criança também aprende que é preciso cuidar do meio ambiente como a nossa própria casa, e ao preservá-lo limpo, oferecemos as condições necessárias para o bem-estar de todos dos seres que nele habitam.
Compartilhar: