Carregando

Noticias

Local: Faculdade Izabela Hendrix Rua da Bahia, 2020 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, CEP: 30160-012,
Horário: 9 horas às 17 horas
Participação: -Agentes locais e educadores/as de Educação Cristã

O encontro se iniciou com a devocional ministrada por Irlene, agente regional do PSAF na  IV Re, baseada em I Sm 17. 35 -37, 45 – 47, onde foi exaltada a humildade e ousadia de Davi enfrentando o poderoso e debochado gigante Golias e trazendo para os nossos dias, onde nosso trabalho exige imitarmos o pequeno Davi enfrentando tudo, fortalecidas pelo poder de Deus e em nome do Senhor.
O encontro contou com a representação de seis Projetos constados na lista de presença, e 10 participantes entre educadoras e equipe.
Num segundo momento, passamos ao relato de experiências e expectativas dos projetos presentes:

  1. Maria Arlete, agente local do SAF Planalto, relatou que atualmente o Projeto funciona nas dependências do Centro Cultural do Bairro São Bernardo. Neste bairro há mais demanda do que no bairro Planalto daí a transferência pra lá. Mas é uma área de grande demanda pela área de risco que representa. São atendidas em média 30 crianças nos sábados à tarde de 15 às 17 horas.
  2. Silvana e Eunice se apresentaram pelo Projeto São Gabriel. Eunice Faria fez teologia e tem sido de grande ajuda para Silvana na área de Educação Cristã diante das limitações de saúde de Silvana. Deram destaque em junho e julho, elas destacaram a necessidade da preservação da Criação e cuidados com o meio-ambiente. Elas falaram que essa parceria delas tem resultado em bênção na vida das crianças pela conquista afetiva e edificação que tem significado. O Projeto S. Gabriel tem atendido em média 70 crianças e adolescentes e a reciclagem tem se destacado como atividade motivadora no projeto.
  3. A Suellen veio como agente local do Projeto SAF em Nova Almeida/ES onde são atendidas 52 crianças e adolescentes numa comunidade de muita violência e tráfico de drogas. Lá as crianças tem estado muito vulneráveis diante das frequentes situações de tiroteio e até mesmo assassinatos. Recentemente perderam um adolescente, Bruno, baleado e morto e duas de suas irmãs estão ainda desaparecidas. No Projeto tem sido trabalhado os valores cristãos, funcionando  de segunda a quinta feira, sendo que toda sexta feira a equipe local tem um encontro pedagógico.
  4. Dulce Leia Balmant representou o Projeto Liberdade em Ribeirão das Neves e relatou sua experiência semanal com as famílias dos/as educandos/as. Falou desta conquista e deu sugestões para que outros projetos consigam esta parceria entre projeto e família, tão fundamental na caminhada. Também contou dos Encontros iniciados mensalmente em São Gabriel também onde também tem havido uma resposta muito positiva. O Projeto Liberdade atende diariamente 60 crianças e adolescentes e tem trabalho também com jovens e adolescentes uma vez por semana no programa de extensão do SAF.
  5. A Célia e Cida Porto vieram representando o Projeto SAF Serra que funciona uma vez por semana, aos sábados de 14 às 17hs, no Aglomerado da Serra atendendo uma média de 20 crianças e adolescentes. Este Projeto é apoiado financeiramente pela Igreja do Izabela Hendrix e tem havido várias tentativas de interação entre as crianças e esta Igreja com participação em alguns programas. Uma vez por mês as crianças tem uma tarde recreativa nas dependências da Faculdade. O Projeto funciona cerca de sete anos nas dependências da Congregação do Aglomerado da Serra mas faltam ainda melhorar as relações da Congregação com o Projeto que são bem distantes.
  6. A Alda falou pelo Projeto Viver e Crescer em Bandeirinha – Betim e esclareceu que o projeto existe desde 2004 e a partir de  2011 passou a ter personalidade jurídica. Tem CPNJ próprio o que proporcionou algumas parcerias importantes e enriquecedoras. Ultimamente listaram algumas necessidades e conseguiram mais de 20 itens como geladeira, computadores, etc. Passaram por um período difícil com a ausência de Onice quando ela foi para o SAF Nova Almeida, mas agora, mediante sua volta, o Projeto retomou sua caminhada com mais energia. Funciona de quarta a sábado e atende uma média de 40 crianças. Atualmente conta com um casal de voluntários Leia e Cid na área do Esporte. Sendo que Leia estava presente neste encontro. O Projeto sonha com encontros regulares com as famílias das crianças porque reconhece a importância da parceria. Contaram ainda que viveram bons momentos com a Festa da Colheita e outras celebrações.  Relataram  que cumpriram todo o currículo proposto para o 1º semestre da Educação Cristã.

Irlene justificou a ausência do Projeto SAF de Juiz-de-fora, um dos mais recentes da região,  que atende cerca de 80 crianças sob a liderança de Selma e Marcelo. Eles  enviaram um vídeo com o histórico e as atividades mais recentes. Também foi justificada a ausência dos Projetos de Caratinga que também enviaram vídeo com suas atividades e ostensiva projeção na Comunidade, onde são atendidas cerca de 90 crianças em 3 Projetos: Aparecida, Esperança e Anápolis.

Alda, falando pela Fundação Metodista, trouxe a boa noticia de que o Vereador Fernando Borja Pinto disse da possibilidade de parcerias dos projetos com  a prefeitura de Belo Horizonte desde que apresentem projetos conforme as normas e que tem pessoal disponível para assessorar na elaboração dos mesmos, caso necessário. Alda comunicou ainda que o deputado estadual André Quintão doou um carro para a Fundação Metodista.

Num outro momento de edificação para todos os presentes,  a psicanalista e psicoterapeuta Annesley de Paula Pontes trouxe a palestra  “A importância da saúde mental” falando inclusive do projeto de sua autoria Projeto Refrigério que funciona na Igreja Metodista em Santa Tereza e agora também em Gov. Valadares onde se oferece a possibilidade de atendimento a pessoas dos projetos por preços bem simbólicos.

O grupo ainda tratou da agenda para o segundo semestre como visitas aos Projetos. Cada representante ficou de dar retorno com datas para que a Agente Regional possa visita-los.
Mencionou-se a necessidade de se demonstrar  o reconhecimento do trablho de voluntários e voluntárias através de um almoço a ser oferecido pela equipe regional. O retorno para fechamento da data se obterá depois do envio de um email-sondagem a cada um /a.
A agente Irlene mencionou ainda a reinvindicação de um encontro de capacitação em Caratinga e de como seria interessante que o grupo presente visitasse os projetos de lá, ainda mais quando eles tem sido tão bem sucedidos na área de captação de recursos e elaboração de parcerias. Ficou de sondar uma data adequada para isso.
O último encontro da Equipe Regional ficou agendado para o dia 15 de novembro.
O encontro se encerrou com um gostoso lanche de confraternização.

Relatou: Dulce Leia Balmant p/ Equipe Regional SAF - IV Re
Compartilhar: