Carregando

Noticias

O Dia Internacional de Combate às drogas foi criado para conscientizar a população mundial da necessidade de planejar ações de combate ao uso e abuso de álcool e outras drogas e ao tráfico.Atualmente, este é um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo.


No Brasil, temos a "Lei Seca" que foi aprovada em 19/06/2008 e alterada em 2011 com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro. Alerta motoristas para não dirigirem alcoolizados, pois as chances de se envolverem em acidente são maiores, devido aos efeitos causados pelo álcool no organismo, e a maioria desses acidentes deixa vítimas fatais. A Lei também prevê efeito na redução dos custos para o estado.


Mas, e aí? É somente neste dia que paramos para pensar sobre o assunto, ou que temos atitudes de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas?


Olhando a imagem da cabeça acima, pensamos em tantas coisas, tantas situações familiares compartimentadas em nosso cérebro! Ele é o melhor, mais completo e sensível computador que existe.


O álcool e outras drogas queimam esse computador aos poucos, e o pior é que não temos peças de reposição, triste, não é?


Quando Deus nos criou, Ele nos fez com sentimentos, emoções e capazes de mudarmos situações da nossa vida, conforme nossa caminhada. É o que podemos chamar de Fatores de Proteção e Fatores de Risco, e toda família tem os seus, alguns mais rígidos, outros mais elásticos, mas todos temos.


Como Fatores de Proteção, temos: um relacionamento familiar com orientações, diálogos, crenças, valores, princípios, e até com acontecimentos negativos, mas com apoio familiar.Como Fatores de Risco, temos: a exclusão social, violência, acontecimentos negativos sem apoio familiar, ampliando a possibilidade de problemas emocionais, físicos.


Os Fatores de Proteção ou de Risco dependem da qualidade das relações familiares, da presença da afetividade, da reciprocidade e organização familiar.


Mas o que tudo isso tem a ver com o uso e abuso de álcool e outras drogas? Tudo! Quando valorizamos quem somos, nosso EU, sonhos e planos é muito difícil, beirando o impossível, o uso de drogas em nossa vida.


Sabemos que somos templo do Espírito Santo (1Co 6.19), e isto é Prevenção = cuidado, cautela, advertência.


Tendo em mente esse cuidado, podemos pensar duas vezes antes de aceitarmos um convite para beber, fumar, cheirar. Podemos, sim, deixar passar esses convites que levam à destruição da saúde emocional, física e dos sonhos.


Que este dia sirva não só para levantarmos uma bandeira, mas para voltarmos nossos olhos para nós mesmos e enxergarmos que, em Jesus, somos mais que vencedores(as). Só Jesus pode mudar toda situação de risco que já vivemos ou ainda estamos vivendo.


A Prevenção é a melhor estratégia que temos, mas, infelizmente, ainda é pouco utilizada. A Igreja, com suas variadas atividades, pode e consegue trabalhar a inclusão da criança, do adolescente, do jovem e de toda família.


Somos Metodistas, povo do coração aquecido e abstêmio ao álcool e outras drogas. Que sejamos exemplo!


Mas se você precisar de ajuda para tratamento, uma dica de atendimento gratuito em SPCAPS- AD 24hs
Centros Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III
Se você mora em outra cidade do Brasil busque por uma UBS – Unidade Básica de Saúde.


Algumas perguntas para gerar conversa com as crianças no seu projeto sobre as drogas:


1). Onde vocês enxergam os efeitos das drogas ou o álcool no seu bairro? Na sua família? Como isso tem formado a sua opinião sobre o uso das drogas?

2). Quais são algumas consequências do uso de drogas?

3). É fácil vocês dialogam com seus pais sobre as drogas? Por que ou por que não?

4). Quais são as mensagens que sua família tem te passado sobre o uso de drogas e álcool?

5). Quais são as mensagens que a sociedade e a mídia te passam sobre o uso das drogas e o álcool? Vocês sentem a pressão de usa-los?

6). Vocês acham que algumas pessoas são mais suscitáveis ao uso de drogas? Por que?

7). Quais são os fatores de risco que levam uma pessoa a usar drogas?

8). Quais são os fatores de proteção que previne a pessoa de usar drogas?

9). Como vocês podem combater o uso das drogas?

10). Quais perguntas vocês tem sobre o uso de álcool e drogas?

Por: Sílvia Gomes Silva Jacopucci

Compartilhar: