Carregando

Noticias

Aquietai-vos!

Em meio a tantos desafios que estamos vivenciando nos últimos meses, com certeza você já se viu sem tempo para fazer tudo o que precisava fazer, ou naqueles momentos em que não estava fazendo nada, sentiu-se deprimida, cobrando-se por não estar fazendo nada, como se isso fosse errado, como se não pudesse ter um tempo ocioso. 

Isso acontece devido a nossa própria educação, nossa cultura, nosso estilo de vida agitado que valoriza o ter e o fazer sempre: temos que produzir o máximo que puder, no menor tempo que conseguirmos. Com tantas cobranças, internas e externas, nos sentimos sufocadas(os). E, neste momento de isolamento social, por conta do corona vírus, temos sido bombardeadas com muitas propostas de atividades para fazer em casa, com a família, para ocupar o nosso tempo, e principalmente, ocupar o tempo das crianças, como se elas também não pudessem ficar um minuto sem fazer nada. 

Neste turbilhão de convites e novas exigências, as vezes não conseguimos nem mesmo arranjar um tempinho para nós mesmas. Tem horas que até pensamos: “tô precisando de um minuto pra mim”. Mas, no dia a dia, não paramos sequer um minuto para descansar, ficar parada, não fazer nada. 

Vamos aproveitar essa experiência que estamos vivenciando em família, de não precisarmos sair para fazer nosso trabalho fora de casa, de ficarmos mais tempo com as nossas crianças, e nos educarmos para o silêncio. Que tal aproveitarmos a nossa própria companhia e aquietarmos os nossos pensamentos, nossos sentimentos e atitudes?

Deixamos aqui uma sugestão para que você faça e incentive as crianças a fazerem também.

Vamos chamar essa atividade de “um minuto pra mim”. Encontre um lugar em sua casa que você gosta de ficar, que se sinta bem e, de preferência, que não tenha muito barulho. Ache uma posição confortável para ficar. Durante um minuto (marcado no relógio) você vai ficar sem se mexer, sem falar, procurando sentir sua respiração. Nesse um minuto de silêncio, procure acalmar o seu corpo e mente, com pensamentos de paz.

Apenas um minuto em silêncio, parece fácil, mas não é. As primeiras vezes que fazemos este exercício, esse um minuto parece longo de mais, ficamos com muita vontade de movimentar o corpo. Mas, conforme vamos nos permitindo ficar esse tempo em silêncio, percebemos o quanto estávamos agitadas, e com o passar do tempo vamos conseguindo nos aquietar. 

Com as crianças menores, marque você o tempo no relógio, começando com menos de um minuto, mas sempre mostrando a elas que aos poucos vão conseguir atingir o tempo de um minuto também. Ajude-as a se concentrarem em bons pensamentos, lembrando de situações alegres, dos amigos e amigas ou outros motivos que traga paz.

O nosso convite é para que a cada dia você e sua família, se aquietem e reconheçam a presença de Deus em meio a todos esses desafios que a vida vai nos impondo. “Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus” (Salmo 46.10). 

Em Jeremias 29.11 diz o Senhor: “eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, pensamentos de paz”.

Aproveitem bem o tempo e aquietem mente e coração. Deus está conosco. 

Se cuidem! Fiquem em paz! 

Abraços.

Telma Cezar


Assiste o vídeo inteiro da Telma aqui:  https://youtu.be/FOuASo8PUww
Compartilhar: