Carregando

Noticias

Conhece a lenda do arco-íris?  Esta historia mostra a importância de trabalhar juntos e juntas e a importância de cada um/a de nós fazendo a nossa parte. Use-a nos seus projetos com as crianças ou a sua equipe local! Pode até fazer de forma dramática, com cada pessoa lendo uma cor do arco-íris.  Divirta-se!


Lenda do Arco-Íris


Uma vez, há muitos anos, todas as cores do mundo começaram, a discutir reclamando cada uma ser a melhor, a mais importante, a mais útil, a mais favorita.


O VERDE dizia: “É evidente que sou a mais importante. A minha cor é sinal de esperança. Fui a cor escolhida para os prados, para as árvores, para as folhas. Sem mim todos os animais morreriam. É só olhar por esses campos a fora para ver como estou em maioria. 


O ROSA ergueu-se em toda a sua majestade: era muito alto e falou com grande pompa: “sou a cor da realeza e do poder. Os reis, os chefes e os bispos escolheram-me sempre porque sou sinal de autoridade e sabedoria. Ninguém me questiona, todos me escutam e obedecem”. 


O AZUL interrompeu: “só estás a pensar na terra, mas olha para a cor do céu e do mar. A água é a base da vida e são as nuvens que a tiram do mar azul. O céu oferece espaço, paz e serenidade. Sem a minha paz, não passaríamos de corpos atarefados”. 


O AMARELO riu: “são todas tão sérias. Eu trago o riso, a alegria e o calor para o mundo. O sol é amarelo, a lua é amarela as estrelas são amarelas. Sempre que se olha para um girassol o mundo inteiro começa a sorrir. Sem mim não haveria nada de divertido!. 


Foi o BRANCO que a seguir fez soar a sua voz: “sou a cor das coisas simples e pura, sou o símbolo da paz e da tranquilidade, onde você encontra o branco, com certeza o criador do universo ali se encontra”. 


O VERMELHO já não aguentava mais berrou: “sou eu que mando em vocês todas, sou sangue da vida. Sou a cor do perigo e da bravura, estou sempre pronto a lutar por qualquer casa. Trago fogo no sangue. Sem mim a terra estaria tão vazia como a lua. Sou a cor da paixão e do amor, da rosa vermelha e da papoula”. 


O VIOLETA falou muito mais calmamente que os outros todos, mas com a mesma convicção: “pense em mim. Sou a cor do silêncio. Não dão nada por mim, mas sem mim todos são superficiais. Represento o pensamento e a reflexão, o corpúsculo e as águas profundas. Sou preciosa para o equilíbrio e o contraste, para a oração e paz interior.


E assim continuarão a contar os seus louvores, convencidas que cada uma  era melhor que as outras, e a discussão ia se tornando cada vez mais barulhenta. “De repente, um relâmpago riscou o céu com seu terrível brilho branco, o trovão ri bombou e troou”. 


A chuva começou a cair incessantemente. As cores encolheram-se todas com medo encostando-se uma às outras a procura de um pouco de conforto. 


Então a chuva falou: “Vocês tolas, a lutar uma com as outras, cada uma a tentar dominar as outras”. Deem as mãos e venham comigo. Venham cruzar o céu, e lembre-se que todas são queridas e podem viver juntas em paz” e assim nasceu o Arco Íris.

                                                                                                              


Lenda do folclore popular 


Compartilhar: