Carregando

Noticias

18 de maio: O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Cleber Lizardo de Assis

O corpo das crianças e adolescentes: digno e sagrado!
No contexto de diversas religiões, o corpo é considerado sagrado, e mesmo em contexto secular, o corpo é considerado digno e motivo de proteção e cuidado. Especialmente, em se tratando de crianças e adolescentes, pessoas em processo de desenvolvimento e que devem ser protegidas com prioridade absoluta: seus corpos e mentes, seus afetos e emoções.
Sabemos que todos os seres humanos gostam de carinho e cuidado, afinal somos seres afetivos. Da mesma forma somos seres sexuais desde o nascimento, que somos  formados para sentir prazer em nossos corpos. Ocorre que uma criança ainda não está apta física ou psicologicamente para experimentar os afetos e o sexo como uma pessoa adulta, mas o problema é que há muitos desses adultos ou pessoas mais velhas, com mais conhecimento e poder, que se aproveitam do desconhecimento e fragilidade de crianças e adolescentes.

As diversas formas de violações
Isso se configura em abuso sexual: qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que esse adulto, numa posição de autoridade, poder e maior conhecimento, utiliza-se da criança ou adolescente, para sua própria estimulação sexual, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.
Ainda há situações de exploração sexual: se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São várias formas em que ocorre a exploração sexual: em locais e redes de prostituição, pornografia (internet, por exemplo), redes de tráfico e turismo sexual.
Todas essas situações se configuram com violência sexual, pois a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. É, portanto, uma violação da integridade e dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, sem que esses estejam plenamente maduros, o que pode afetar o seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Enfrentamento às violações sexuais
Prevenção: É importante que se fale às crianças e adolescentes sobre o corpo, afetos e sexualidade humana, de acordo com sua idade e fase de compreensão, e de modo que se respeite as suas curiosidades e estimule a uma prática de autonomia de si mesmo, impondo limites a possíveis abusadores. Essa tarefa pode ser realizada por pais ou responsáveis, de modo individual ou coletivo, e caso não se sintam aptos, devem buscar capacitação ou pedir a alguém de confiança e capacitada para o fazê-lo, tais como educadores e psicólogos. Outra linha preventiva, é identificar situações de risco e vulnerabilidade, para busca de parcerias educativas e jurídicas em nome da proteção de crianças e adolescentes;
Finalmente, há o recurso da denúncia, quando há situações concretas de abusos e explorações, podendo buscar o conselho tutelar, as delegacias especializadas, as polícias militar, federal ou rodoviária, ou ainda o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

O Dia 18 de maio
Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, tendo seu corpo carbonizado e encontrado apenas seis dias depois, sendo que os seus agressores nunca foram punidos. Tal fato repercutiu a sociedade e diversos movimento sociais que propuseram a data como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Material e Onde saber mais:
http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/18-de-maio-2013-dia-nacional-de-enfrentamento-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes
http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/sedh/cartilha_educativa.pdf

Compartilhar: