Espaço do/a Educador/a

O que Temos Compartilhado?


Somos movidos pelo desejo de crescer, de aprender, 

e nós educadores, também de ensinar.

Madalena Freire


Somos incompletos, precisamos sempre aprender alguma coisa, pesquisar fontes seguras, saber se o conhecimento que será compartilhado é válido, especialmente neste tempo de pandemia que estamos vivendo.

“Somos seres inacabados”, como diz Paulo Freire.

Como pessoas que trabalhamos direta ou indiretamente com as crianças e adolescentes, somos educadores e educadoras. Temos o compromisso de ajuda-las a “pensar certo” = não dizer a elas o que fazer, mas auxiliar no processo de pensar a melhor forma de fazer.

Neste tempo de pandemia pelo Corona vírus, temos visto, ouvido e recebido muitas informações, propostas de materiais para compartilhar com as crianças, com as famílias que por vezes acreditamos ser informações seguras, outras achamos ser fake News.

A pergunta que nos vem à cabeça neste momento é, o que de fato compartilhar para ajudar as crianças, as famílias a passarem por este tempo de crise? 

Será que o que estou compartilhando tem ajudado às crianças a superarem este momento ou tem prejudicado mais do que ajudado?

Como educadores e educadoras somos formadores de opinião e, portanto, temos este compromisso de refletir sobre o conhecimento, as informações e propostas que temos compartilhado. Podemos utilizar esta relação de confiança com as famílias para de fato compartilhar materiais confiáveis e que trazem algum tipo de reflexão para as crianças e famílias neste tempo.

Neste sentido, indicamos sites como o da Igreja Metodista que tem na página do Departamento Nacional de Escola Dominical vários materiais, vídeos, propostas com o tema “Coronavírus- cuidados na Igreja” que podemos compartilhar com as crianças e famílias; no site do Projeto Sombra e Água Fresca, no menu notícias e no espaço do Educador/a tem materiais e vídeos que também podem nos ajudar a compor um arquivo de materiais a serem divulgados e compartilhados neste tempo.

Beatriz Nascimento


Poema lido no vídeo: “Incompletude”

Livro: EDUCADOR, EDUCADOR, EDUCADOR 

Autora: Madalena Freire, Editora Paz e Terra, 2008.

Links sugeridos:

http://www.metodista.org.br/escola-dominical

http://www.projetosombraeaguafresca.org.br/