Carregando

Noticias

É  uma significativa data de novembro à qual as Igrejas Metodistas aderiram para dar graças a Deus por todas as bênçãos recebidas. Queremos aqui incentivar os Projetos Sombra e Água Fresca a cultivarem em suas crianças e adolescentes a doce atitude de agradecer.

Temos material de orientação no caderno de educação Cristã do/a educador/a de como celebrar esta data com as crianças e aqui incluímos um texto auxiliar com a história do surgimento da festa e a consequente divulgação dela em outros países e inclusive no Brasil, através de pioneiros missionários americanos e mais tarde com o estabelecimento oficial da data pelo Congresso Nacional.

Ei-la:

“A celebração do Dia Nacional de Ação de Graças vem dos Est. Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o navio Mayflower, levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam 13 colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da America do Norte.

O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e, semearam o solo confiantes.  Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção.

E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o “Thanksgiving day” (Dia de Ação de Graças), celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939 e aprovada pelo Congresso em 1941.
O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando em Washington da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético:

“Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus.”

Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso aprovou a Lei 781, que consagrava a ultima quinta feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Porém,  em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta lei, dizendo que não a ultima mas a quarta quinta-feira do mês de Novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.”

(Fonte: Revista Voz Missionária Ano 84 novembro-dezembro de 2013 – pág 15)

Vocês educadores/as também podem usar os vídeos aqui sugeridos:

https://www.youtube.com/watch?v=cDbp4-AWuuA (A origem do dia Nacional de Ação de Graças) desenho animado
https://www.youtube.com/watch?v=koViHh1ls30  (A origem do Thanksgiving)

Grande abraço
Compartilhar: