Carregando

Noticias

Espaços de escuta

Muitos/as estudiosas/os têm pesquisado sobre a importância dos espaços da escuta. O Projeto Sombra e Água Fresca é um espaço enriquecedor para a “Pedagogia da escuta”. Precisamos exercitar a escuta, exercitar a empatia para compreender a outra pessoa.   Escutar o outro é renunciar a posição de poder e deixar que a experiência esteja em primeiro lugar. Crianças e adolescentes são protagonistas* de muitas histórias, às vezes positivas, mas também doloridas e difíceis. Escutá-los é um ponto de partida para conversas informais que podem surgir. Dessa maneira, valorizamos o diálogo, o debate, através da valorização da escuta. É importante também entendermos que escutar é também é falar.  

Precisamos aprender a nos despir, sair de nós mesmos, nos esvaziar de nossos julgamentos para escutar. 

Como aprender a escutar o outro?

Muitas pessoas precisam aprender a ouvir. Para Rubem Alves, ouvir é uma arte. E precisamos exercitar essa arte.    Acesse o link e conheça o texto que nos enriquece na arte de ouvir. https://institutorubemalves.org.br/wp-content/uploads/2018/08/BONS-FLUIDOS-MAIO-2005.pdf (acesso em 16/11/2019) Entendemos que a Pedagogia da escuta é um exercício possível e que também nos encoraja a enfrentarmos nossas dificuldades. É preciso também nos silenciamos para nos escutarmos. Nesse sentido um outro texto de Rubem Alves nos encoraja sobre a importância da escutatória. Acesse o link e conheça esse belíssimo texto.

https://www.youtube.com/watch?v=AegC1RAi4Zg&list=PLUnmZdnTzHLhvhytf7gygBwp8yzm7yDwx&index=156 (acesso em 16/11/2019) – É importante nós nos ouvirmos para ouvirmos o próximo e depois ouvirmos a Deus. Se não fizermos esse caminho, não chegaremos a ouvir a Deus. E ouvir a Deus é uma forma de aprendermos a lidar com as dificuldades que colocamos a Ele, e claro, sabemos que Ele nos responde em seu tempo.

Patrícia Regina Moreira Marques

Missionária de Ministérios Globais

novembro de 2019


Assiste o vídeo inteiro da Pastora Patricia aqui- https://www.youtube.com/watch?v=XTE3cYnleN0&feature=youtu.be


*Veja o texto “Igreja e o protagonismo infantil”, de Telma Cezar da Silva Martins. Publicado na Revista Mosaico - n.º 53 – FATEO - jul/dez de 2016. Disponível em:  
Compartilhar: