Carregando

Noticias

DEUS ME CRIOU
(Adaptado dos livros “Gravado no Coração” Vol. 1 e 2 de Phyllis Reily)

Deus me fez de modo especial.
Deus me fez admirável
Deus criou o íntimo do meu ser;
dentro de minha mãe me teceu.
Louvo a Deus que me fez assim,
tão especial e admirável.  (Salmo 139.13-14)

Nessa semana, junte a garotada na praça, na varanda ou mesmo na garagem da casa de alguém. Tire um tempo para estar juntas e juntos, e compartilhar do jeito único e especial de cada pessoa.

Pensando Junt@s

Depois das plantas e animais, Deus criou o ser humano à sua própria imagem e com autoridade; e Deus viu que tudo que havia feito era muito bom. Fomos criados à imagem de Deus! Que significa isso? Uns dizem que é a habilidade de decidir, pensar, escolher. O que separa os seres humanos dos animais são a vontade e a responsabilidade. Ainda outros dizem que a imagem de Deus é a possibilidade de relacionar-se com outros, amar e respeitar o próximo.
Não é bom viver sozinha/o. Para enfrentar perigo ou dificuldade precisa-se de outras pessoas que possam ajudar e aconselhar. Companheirismo promove alegria e bem estar. Umas pessoas dizem que podermos ver a imagem de Deus e sentir o seu Espírito em nosso meio quando focalizamos em outras pessoas e não em nós mesmos. Podemos aprender mais como Deus é porque seu Espírito é refletido nas palavras e nos atos das outras pessoas. Inteligência, responsabilidade, comunidade, criatividade... são qualidades importantes para o ser humano. Nossa história começa com Deus Criador.
As histórias da criação apontam para a nossa conexão com o mundo natural e outras pessoas. Não vivemos isolados. Na segunda narração, notamos que Deus criou o ser humano do pó da terra. E Deus criou um jardim – água, plantas e animais – nada falta na ordem do universo. Para evitar a solidão, Deus também criou o homem e a mulher para serem companheiros, constituir família, cooperar para construir o Seu reino na terra. A humanidade vive num mundo de interdependência. No final da criação, Deus entrega domínio e poder ao ser humano, como uma posição de administrador/a.
Então quem sou eu? Respondo esta pergunta fazendo mais duas perguntas. Quem é Deus e qual é a vontade de Deus para a minha vida? Assim chego a esta verdade. Somente posso ser eu mesmo quando estou em relacionamento saudável com Deus Pai e quando procuro seguir o seu propósito para a minha vida. Tem muitas coisas que ainda não sei. Pouco a pouco vou descobrindo, porque estou sempre crescendo, aprendendo e mudando. Só posso dizer: “Sou filha/o de Deus.” A minha história começa com Deus.

Atividade de Arte -  Carimbo do polegar

O poder e o amor de Deus se manifestam na sua criação. Deus nos criou diferentes umas/uns das/os outras/os – não existe um ser idêntico ao outro e cada um/a é especial para Deus. Como sabemos disso? Existem mais de 14 bilhões de digitais de polegares no mundo todo e nunca foram encontradas duas iguais. A impressão digital identifica quem você é. Cada pessoa é diferente e especial.

 

Material: papel, canetinhas hidrocor ou lápis de cor, almofadas de tinta para carimbo ou várias camadas de papel toalha molhadas com tinta guache.

• Com carimbo de seus próprios dedos você pode criar muitas coisas. Aperte o dedo polegar na almofada umedecida com tinta e tire a impressão sobre o papel. Depois, faça várias impressões para criar coisas, animais ou personagens diferentes. A partir da impressão, escolha e crie uma pessoa. Complete a figura com corpo, braços e pernas. Com os outros dedos, faça várias outras caricaturas - O que será que elas podem fazer juntas?



Com traços é possível expressar movimento e sentimentos de alegria, medo, raiva, surpresa...

• Incentive a turma a criar “história em quadrinhos”. Com dois ou mais personagens, a turma pode criar histórias com diálogos. A Bíblia está cheia de histórias que podem servir de inspiração: Eva com a serpente, Davi com o gigante, José e sua capa... E inúmeros eventos da vida atual também podem servir de inspiração para demonstrar o cuidado especial de Deus por cada um/a.


As histórias serão diferentes, pois cada pessoa é única. No entanto, as histórias em quadrinhos podem ser compiladas para fazer um gibi. Leve a turma a organizar os desenhos de acordo com o que acharem melhor; faça cópias dos livrinhos para que todo mundo tenha um.

Termine o momento com uma oração: “Senhor, meu Deus, como são felizes os que andam no teu caminho. As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para aprender os teus mandamentos.” (Salmo 119.73)
Compartilhar: