Carregando

Noticias

Com o advento da Pandemia do Corona Vírus, 2020 tem sido um ano cheio de dificuldades e desafios. Também tem sido um tempo em que tivemos que nos reinventarmos em vários aspectos da nossa vida comunitária e individual. Não tem sido diferente com o Projeto Sombra e Água Fresca. No dia 17 de março de 2020, pedimos a suspensão de todas as atividades presenciais, para proteger a vida das nossas crianças e adolescentes, como também dos nossos voluntários(as). 


Ao longo desses meses de pandemia, os projetos locais têm mostrado seu grande compromisso junto às crianças e adolescentes e um alto nível de criatividade frente a tantos desafios, para continuar servindo suas comunidades e famílias. Louvamos a Deus pela vida de cada pessoa que tem contribuído com a distribuição de cestas básicas, material de higiene, máscaras e o envio de atividades de educação cristã para as crianças fazerem em casa. Também agradecemos a cada equipe local que continuou acompanhando as crianças e famílias, dando apoio emocional e espiritual. 


Esta pandemia está longe de acabar, e reconhecemos que está afetando cada região, estado e município do Brasil de forma diferente, em momentos diferentes. Portanto, é muito difícil orientar todos os projetos de forma geral sobre como e quando prosseguir com o retorno de atividades presenciais no seu Projeto SAF local. Embora estejamos ansiosos(as) pelo breve retorno das crianças e pela volta de uma rotina presencial, também temos que seguir com muito cautela, sempre colocando a saúde das crianças e da comunidade em primeiro lugar.  


Após muito diálogo, entre a Equipe Nacional do Projeto SAF e a escuta dos(as) agentes regionais, definimos algumas orientações para o segundo semestre e o possível retorno de atividades presenciais. Antes de Iniciar qualquer tipo de atividade presencial regular, cada Projeto SAF Local deve:


*Consultar e seguir as orientações do(a) Bispo(a) da sua região em relação à abertura de igrejas locais e atividades presenciais.

*Prestar atenção e seguir as orientações das autoridades locais do município onde fica o projeto, sempre seguindo suas recomendações em termos de aglomerações de pessoas.

*Considerar seu contexto local, e a segurança que pode garantir para as crianças e adolescentes participando em qualquer atividade presencial.

                Quantos casos de COVID tem sido registrado na sua comunidade nas últimas semanas? 

                Tem espaço suficiente na igreja para garantir o distanciamento necessário entre as crianças? 

                Tem condições de providenciar material de higiene, mascara, etc. para todas as crianças e voluntários(as)?

                Seus voluntários se sentem bem voltando para atender as crianças de forma presencial? Fazem parte do grupo de
                risco?

                As famílias se sentem bem com o retorno das crianças? Tem muitas pessoas de risco morando em casa com as
                crianças?

                Tem um processo para avisar ao projeto caso alguma criança tiver apresentando sintomas de COVID,

                ou teve contato com alguém nessa situação?

                Teria que diminuir o número de crianças atendidas ou o número de vezes por semana para atender todas as
                crianças? 


Após a avaliação do seu contexto, se decidir prosseguir com um retorno de atividades presenciais (mesmo de forma adaptada ou reduzida), pedimos que faça um plano de ação para o semestre. Além das perguntas acima, esse plano deve incluir uma descrição das atividades planejadas (tipo de atividade, número de crianças que serão atendidas, número de vezes por semanas, etc.)


Este plano de ação deve ser enviado ao seu (sua) agente regional com copia para o email do Projeto (projetosaf@metodista.org.br) para ser registrado e avaliado antes de iniciar as atividades presenciais.  


Mais uma vez, nós como Equipe Nacional agradecemos e louvamos a Deus pela vida de cada um(a) de vocês que se dedica ao serviço às nossas crianças e adolescentes e nos colocamos a disposição para dialogar e pensar juntos(as) sobre as possíveis dúvidas em relação ao segundo semestre. Rogamos as bênçãos de Deus sobre sua vida, a equipe do Projeto SAF local e a vida das crianças, adolescentes e familiares. 


Atenciosamente, 


Equipe Nacional,

Projeto Sombra e Água Fresca


Compartilhar: