Carregando

Noticias

Falar sobre luto é um desafio necessário.  O luto se configura como qualquer perda que passamos. É inevitável que todas/os nós passamos por perdas. O luto por morte é algumas das situações que podemos passar também, seja pela morte de um ente querido ou de algum animal de estimação. Algumas pessoas podem ter dificuldades com esse tema por também não saberem lidar com seus próprios lutos. Torna-se importante pensarmos um pouco sobre essa temática. Dificilmente estaremos preparadas/os para enfrentar situações de separação e temos que lembrar que as crianças pequenas também sofrem com o luto. Temos que estar atentos/as a essas situações.

Os encontros do Projeto Sombra e Água Fresca são espaços importantíssimos, pois, são momentos de escuta. São nesses encontros que muitos assuntos surgem, relacionados às emoções das crianças e adolescentes. A empatia é uma atitude necessária para toda ação educativa, e para ouvir a outra pessoa que sofre, temos que lembrar que a sua dor pode ser a nossa também. É no espaço de escuta que o apoio surge. É importante sinalizarmos que nos preocupamos com ela, com o/a enlutada/o, que está nesse espaço, ela/e pode expressar suas emoções. Importante não usarmos de eufemismo, ou seja, recorrermos a outras palavras que podem dar uma conotação que não irá contribuir em nada para a dor. Por exemplo: às vezes ouvimos: - Foi melhor a morte, ela/e parou de sofrer, ou até mesmo falamos ou ouvimos: _ foi a melhor saída para o sofrimento. O silêncio, o abraço pode falar muito mais do que palavras. Devemos também perguntar para a criança/adolescente se ela deseja conversar sobre essa situação, e a partir da resposta, procurarmos apoio que ajudem na dor. Alguns livros que tratam da temática são recursos metodológicos muito eficientes. Vejam alguns títulos que podem ser encontrados nas principais livrarias. Você pode fazer também uma pesquisa na internet: 

  • O Dia em Que o Passarinho Não Cantou
  • Cadê Meu Avô?
  • Ciclo de Vida
  • Tempos de vida
  • Caindo Morto
  • O Dia em que a Morte Quase Morreu
  • O Medo da Sementinha
  • A Sementinha Medrosa
  • A História de uma Folha

Podemos construir um caminho possível, a partir do momento que entendermos que falar da morte é também falar sobre a vida.


Patrícia Regina Moreira Marques

Missionária de Ministérios Globais


Confira este vídeo da Pastora Patrícia para mais informação sobre assunto importantíssimo!

https://www.youtube.com/watch?v=DQ5Oqv3mrJs

Compartilhar: