Carregando

Noticias

            “Gratidão é riqueza. Queixar é pobreza.” Essas palavras ficam emolduradas num porta retrato na minha casa. São palavras ditas inúmeras vezes por três ou mais gerações de mulheres da minha família, começando com a minha bisavó. E é verdade. Nós somos verdadeiramente ricos/as quando paramos para refletir sobre todas as coisas maravilhosas que Deus tem feito em nossas vidas.


            Embora a tradição do Dia de Ação de Graças esteja começando a espalhar um pouco mais no Brasil, esse feriado tem sido de grande importância para os/as americanos/as por muito tempo.  O primeiro Dia de Ação de Graças aconteceu no ano 1621, entre os colonizadores de Plymouth, Massachussets e o povo Wampanoag, comemorando a primeira colheita no “mundo novo.” Na verdade, dizem que a primeira celebração durou uma semana com varias refeições, algumas sendo compartilhadas entre todo mundo e algumas com ambos grupos comendo separadamente. Também tinha caça, jogos para as crianças e jogos de tiro ao alvo entre os homens. Hoje sabemos que não podemos idealizar essa relação entre os colonizadores e povos indígenas com toda a história que veio depois. Porem, restou a lembrança dessa primeira partilha e a tradição de separar um tempo para dar graças a Deus para a colheita, a abundancia e tudo que Deus tem feito para nós. 


            Hoje em dia, os estado-unidenses comemoram esse dia primeiramente com a comida, preparando um jantar especial entre a família com comidas tradicionais como: peru, puré de batata, vagem, milho, pão, torta de maça, torta de abóbora e outras. Nessa época do ano, geralmente tem vários jogos de futebol americano que também tem se tornado parte da tradição. 


            Para nós cristãos, ação de graças tem mais a ver com reconhecer a fonte de toda dádiva nas nossas vidas, Deus. Se pararmos para pensar, mesmo nos dias mais difíceis das nossas vidas, sempre temos motivos de agradecer a Deus


            Quando penso no que significa ser grata, percebo que a gratidão é muito mais do que uma emoção. É uma ação. Não dá para simplesmente olhar para as outras pessoas que têm pouco e dizer: "Ainda bem que não sou eu! Obrigado, Deus pelas bênçãos na minha vida.”  Assim, a gente perde a noção da totalidade da graça de Deus e a oportunidade que temos de participar naquilo que Deus está fazendo no mundo. Quando compreendemos plenamente a vida abundante com que Deus nos abençoa, nossa resposta genuína deve ser sempre responder com tudo que temos para assegurar que os/as outros/as também possam participar nessa abundancia. 


            Aqui no nosso projeto, a gente inicia toda oficina de educação crista com uma rodada de oração, começando com agradecimentos. As crianças tem os mais diversos motivos de gratidão para compartilhar com a gente- “eu quero agradecer a Deus pelo meu aniversario.” “Eu quero agradecer a Deus porque viajei durante o feriado.” “Eu quero agradecer a Deus porque meu pai saiu da cadeia.” 


            Realmente é uma boa pratica de começar os nossos dias agradecendo Deus por coisas especificas nas nossas vidas. Gostaria de desafiar a todos/as a começar escrevendo os seus motivos de gratidão a Deus todo dia. Mas não parem aí. Depois de registrar a sua gratidão, procurem um jeito de compartilharem essa gratidão e abundância com os/as outros/as, seja com uma criança, seja com uma pessoa que está passando por um momento difícil, seja com alguém que está com necessidade física (emocional, espiritual, etc). Assim, além de palavras, você estará dando ação para sua gratidão e participara junto/a com Deus para que a sua vontade de abundancia para todos/as seja feita aqui na terra como nos céus.  



Missionaria Emily Everett

Compartilhar: