Carregando

Noticias

Essa sexta feira, dia 12 de outubro é o dia das crianças. O Projeto Sombra e Água Fresca gostaria de desejar um feliz dia a todas as crianças!

O Dia das Crianças é um dia comemorado em vários países. Embora cada país escolha uma data diferente para homenagear as crianças, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.¹

Embora essa data tenha assumindo uma conotação principalmente consumista no país, nós lembramos que homenagear as crianças não se daria apenas com o ato de comprar brinquedos para elas e sim, lembrar todos os dias que elas são sujeito de suas próprias histórias e têm direitos garantidos.

Nós, como cristãos, também comemoramos o fato de que o reino de Deus pertence a elas e portanto, temos muito a aprender com elas se quisermos experimentar o reino dos céus. 

Existem varias formas de comemorar esse dia com as crianças no seu projeto. Pense em incluir as próprias crianças na decisão de como elas gostariam de comemorar, mesmo que seja de forma simples. Além de atividade lúdicas, a comemoração também pode incluir uma discussão sobre a história do dia, a importância do Estatuto da Criança e Adolescente, ou vários outros temas pertinentes às crianças. 

Mais uma vez, gostaríamos de desejar um feliz dia para todas as crianças e dizer que todos os dias, TODAS AS CRIANÇAS SÃO NOSSAS CRIANÇAS!


¹ https://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas/a-origem-dia-das-criancas.htm
Compartilhar: