Carregando

Noticias

Essa semana que vem marca o fim do período de Quaresma e o início de Semana Santa, em que nós lembramos os últimos dias da vida de Jesus, seu julgamento, morte e ressurreição. 

A semana começa com Domingo de Ramos- marcando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado por aleluias e louvores: “Hosana nas Alturas!” 

Ah se aqueles que gritavam naquele dia soubessem o que os próximos dias iriam trazer. Há vários eventos ao longo da semana que nos proporcionam uma reflexão rica sobre a nossa fé e que nos ajudam a entender a Páscoa de forma mais ampla. 

Temos a última ceia compartilhada entre amigos, celebrando a Páscoa Judaica, trazendo à memoria do povo de Israel a sua libertação da escravidão no Egito. Os discípulos não puderam entender, naquele momento, que Jesus estava prestes a libertá-los mais uma vez (e não só eles como toda a humanidade), mas antes passaria  por muita dor, humilhação e sofrimento. E mesmo sabendo o que  iria passar, ele deixou com os discípulos um novo mandamento (João 13:34-35- “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.”) 

Aconteceria a traição de Pedro (segundo alguns estudiosos, provocada por uma criança! Leia Marcos 14. Foi uma criada do sumo sacerdote, provavelmente uma adolescente ou até uma criança mais nova quem reconheceu Pedro). Wess Stafford comenta, “Deus precisava de alguém para forçar o grande pescador de homens a ser honesto consigo mesmo... seu futuro serviço como apóstolo dependia totalmente da descoberta do quanto ele era fraco e do quanto teria que confiar na força de Deus, “Somente uma criança conseguiria promover tamanha transformação em um homem orgulhoso.” (1)  

Sexta feira santa nos lembra daquelas ultimas horas agonizantes em que Jesus não revidaria enquanto os oficiais batiam e cuspiam nele, enquanto ele ouvia as pessoas que haviam gritado, “Hosana!” agora gritarem “Crucifica-o!” 

Jesus exemplificou para nós esse perfeito amor divino até o seu ultimo suspiro quando ele disse, “está consumado.”

Ainda bem que isso não é o fim da história. Nós, cristãs e cristãos, sempre lemos essa história da morte de Jesus com o domingo de ressurreição em mente (lembrando que os discípulos não tinham essa vantagem na sua hora de luto). As boas novas que as mulheres receberam no túmulo naquele domingo de manhã ecoam através dos séculos até hoje e ainda nos trazem esperança. O amor de Deus é mais forte que a morte. 

Muitas vezes, o sábado de aleluia pode durar  mais que um dia em nossas vidas. Podemos passar meses ou até anos na vale da sombra da morte, mas podemos ter certeza de que não estamos sozinhos/as. E se abrirmos nossos olhos, podemos ver o poder da ressurreição todo dia ao nosso redor. Vidas transformadas, sementes plantadas que um dia brotarão nova vida, crianças brincando e trazendo sinais de salvação, vida abundante e a graça de Deus.

Há muitas formas de comemorar a história da Semana Santa e a Páscoa com as crianças e adolescentes no seu projeto. Dentro da material de Educação Cristã, têm várias atividades que podem nos ajudar a refletir com as crianças o verdadeiro sentido desse dia. Então que essa Páscoa seja um momento não só de chocolate e ovos mas um momento em que celebremos, junto com as nossas crianças, que “nem vida nem morte, nem anjos nem principados, nem o presente ou o futuro, seja onde quer que nos encontremos, nas alturas ou em profundos abismos, nada nem ninguém nos poderá separar do amor que Deus nos deu em Jesus Cristo nosso Senhor.” (Romanos 8:38-39)


Referencia: 

1. STAFFORD, WES. “Quando Seguir o Líder não é Brincadeira” em Uma Criança os Guiará. Viçosa: Editora Ultimato: 2010. 



Emily Everett

Compartilhar: